quarta-feira, 19 de maio de 2010

Construção Sustentável

Telhados verdes


Na busca por melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos, o topo dos edifícios em vários pontos do planeta está ganhando vistosas camadas de vegetação. É o caso do prédio que abriga a prefeitura de Chicago, nos Estados Unidos (abaixo). A iniciativa traz uma série de vantagens: reduz os ruídos externos, aumenta o conforto térmico e melhora a eficiência energética da construção. "O lugar fica mais agradável", diz Paulo Renato Guimarães, diretor da Ecotelhado, empresa gaúcha especializada no assunto. Os benefícios se estendem ao meio ambiente. Os jardins suspensos impedem o surgimento de ilhas de calor na cidade e combatem as enchentes com a redução da velocidade de escoamento da água das chuvas. "Esse tratamento paisagístico repõe o verde perdido com as construções", afirma o paisagista Benedito Abbund, de São Paulo.


Já são bastante populares em países escandinavos, os "telhados verdes" com uma longa história também na Alemanha, aos poucos estão conquistando adeptos na América Latina, a exemplo do México, onde a implantação de jardins nos telhados das edificações têm despertado interesse e aceitação.
Além do México, onde o governo estuda a criação de leis que regulamentam a “naturação” em grande escala" “os telhados verdes” começam a surgir também na Bolívia e em Cuba, onde pesquisadores buscam soluções para as condições tropicais que lhe são inerentes, em espaços urbanos densamente habitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário